1- IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Colégio Agrícola Estadual do Noroeste
Curso: Introdução à Educação Digital – Proinfo 2009
Cursistas: Divina M. Corrente Borghesan
Gislei da Silva
2- TÍTULO:
INTERTEXTUALIDADE
3- OBJETIVOS:
- Perceber a inter-relação entre os diversos tipos de textos e linguagens textuais;
- Reconhecer interconexões entre os textos, possibilitando uma leitura ágil, efetiva e consequentemente mais rica;
- Possibilitar que o aluno reconheça a leitura como fonte de informação e prazer;
- Estimular a produção textual e contribuir para ampliação do conhecimento e vocabulário do aluno;
- Perceber as diversas linguagens textuais, as diferentes abordagens e o ponto de vista dos diversos autores.
4 – JUSTIFICATIVA
A prática da leitura e a produção de texto pelos alunos, constituem hoje um desafio para a escola, pois sabemos que estão mais interessados nos jogos e bate–papos na internet do que ler um livro, revista ou jornal.
Trabalhar e incentivar a leitura em sala de aula contribui na tarefa do educador de formar leitores eficientes e também competentes na produção de um bom texto. Devemos permitir ao aluno enxergar a leitura sob outra perspectiva e não a que já tem internalizado: é chata, monótona e cansativa. Para tanto, é interessante o professor utilizar a intertextualidade como forma de prender a atenção do aluno no texto, possibilitar o acesso aos diversos tipos de textos e diferentes linguagens, de modo a favorecer na ampliação do conhecimento.
Diante disso, percebeu-se a necessidade de dar ênfase neste conteúdo, trabalhando de forma contextualizada e interdisciplinar, de modo a favorecer o aperfeiçoamento do educando tanto na produção textual quanto na oralidade.
5- METODOLOGIA
- Distribuição e leitura da cópia dos textos: Poema de Luis Vaz de Camões, Letra da música “Monte Castelo”, da Banda Legião Urbana; e Coríntios: Cap. 13 ; vs: 1 a 13 - Bíblia Sagrada.
- Introdução do conteúdo sobre Intertextualidade;
- Apresentação e análise dos textos em PowerPoint;
- Exibição do vídeo clipe da música Monte Castelo - Banda Legião Urbana.
6 – AVALIAÇÃO
- participação nas atividades propostas;
- Leitura e produção de textos.
7- MATERIAIS UTILIZADOS
- Textos fotocopiados;
- Música;
- Kit multimídia
EUCALIPTO: DO PLANTIO AO CORTE
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário