sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Atividades à distância do 1º ENCONTRO




“Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural” estamos retomando a idéia de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc. (...) (Lacerda, 2001, p.39-40).

REFLEXÃO SOBRE A FRASE


A reação dos profissionais da educação quanto à utilização da informática na prática educativa, pode ser variada, desde o otimismo até a preocupação e mesmo resistência.
A percepção que temos em relação à incorporação e utilização das novas tecnologias no processo educativo é de que devemos nos posicionar criticamente frente a esse novo paradigma que vem se estabelecendo na área da educação. Entendemos que muitos educadores têm receios de não saber lidar com o computador, outros colocam vários empecilhos para não utilizá-lo em suas aulas, e existem aqueles que apesar de usá-lo ainda desconhece a capacidade e possibilidades desse recurso como forma de enriquecer e diversificar suas aulas.
Sabemos que as novas tecnologias já fazem parte da vida dos nossos alunos e que muitos deles têm mais facilidade com a informática do que os adultos, pois eles nasceram na “Era da tecnologia”. Portanto, o impacto ocasionado pela tecnologia e à necessidade de uma adaptação as novas mudanças na sociedade passa a pressionar a escola, mais precisamente, o professor a aprender a utilizar o computador e a internet em suas aulas de forma dinâmica e consciente. Deste modo, as novas tecnologias passam a ser um desafio para a escola e que exige do professor uma preparação e atualização constante com o intuito de fornecer ferramentas para ajudar o aluno a produzir seu conhecimento. Para isso é necessário não apenas investir em cursos de capacitação em informática, mas principalmente, formar os professores para que saibam utilizar pedagogicamente essa tecnologia.


domingo, 18 de outubro de 2009

Atividade à distância do 1º Encontro



“Existe toda uma mitologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?” (Lacerda, 2001, p.20).

REFLEXÃO DA FRASE

As novas tecnologias estão revolucionando nossa vida no cotidiano, pois o que antes era novidade ou coisa de ficção científica, hoje pode estar presente em nossa casa, no local de trabalho e em todos os aspectos da vida social, alterando os aspectos econômicos, políticos e sociais da atual sociedade.
O desenvolvimento das novas tecnologias encaminha-nos para a “Sociedade Digital e da Informação” como atualmente está configurada, e que se caracteriza entre outros aspectos, pela rapidez com que ocorrem as transformações na sociedade.
As modificações sociais ocasionadas a partir das novas tecnologias trouxeram facilidades para a vida das pessoas e simplificaram o trabalho do homem, porém acarretam problemas considerados de “efeitos colaterais”. Os impactos das novas tecnologias da informação são percebidos nos diversos setores da sociedade como comércio, política, serviços, entretenimento, informação e relacionamentos e que envolvem as questões éticas, culturais e legais.
São inegáveis os benefícios do uso das tecnologias digitais na vida cotidiana das pessoas, mas devemos considerar que vivemos numa sociedade marcada pela desigualdade social, ou seja, muitos ainda não têm acesso a inovações tecnológicas, apesar de facilmente serem vistas em mercados, lojas, bancos, empresas e outras atividades habituais da sociedade.
Diante disso, é necessário apoiar ações que possibilitem a todos usufruir dos benefícios que o mundo digital oferece para então caminharmos para a inclusão digital.

Atividades à distância do 3º encontro

Considerações sobre as mídias na educação


O texto publicado por José Manuel Moran intitulado “As mídias na educação” contribui para a reflexão sobre o poder da mídia na educação e a necessidade de sua incorporação no ambiente escolar.

É indiscutível a enorme influência das mídias (televisão, rádio, jornal, internet...), sobretudo, na vida de crianças e adolescentes, principalmente, se considerarmos seu poder na formação moral, intelectual e ideológica das pessoas. Tal constatação nos permite reconhecer as capacidades e possibilidades desses recursos como ferramenta pedagógica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

A introdução dos recursos tecnológicos como a TV e o vídeo não são recentes na escola. Porém, ainda identificamos dificuldades dos professores em utilizar adequadamente essas mídias em sala de aula e por isso, insistem em continuar com os métodos tradicionais de ensino, devido à falta de conhecimento em saber lidar com esses instrumentos tecnológicos. Diante disso, torna-se imprescindível investir na formação e capacitação dos professores para que possa exercer seu papel de mediador frente às tecnologias da comunicação e informação, no sentido de ajudar os alunos a buscar a informação nos meios de comunicação, e de modo a estimular a reflexão e incentivar o seu senso crítico. Saiba mais.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"MINHAS EXPECTATIVAS"

GISLEI DA SILVA, licenciada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (FAFIPA), com especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Desde 2007, atuo como Coordenadora Pedagógica no Colégio Agrícola Estadual do Noroeste de Diamante do Norte.
Minhas expectativas quanto ao curso “Introdução à Educação Digital” é de aprender a utilizar os recursos do LINUX, como ferramenta para aperfeiçoar e melhorar minha prática educativa.